sábado, 21 de setembro de 2013

PRIMAVERA,UM TEXTO DE CECÍLIA MEIRELES

O BLOG DE SETEMBRO,2013












PRIMAVERA
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.





SETEMBRO

François Coppès

Cinco meses passei do meu amor distante;
Sondo o meu coração  e acho-o sempre constante.

Na mocidade,em Maio ,eu,no vernal frescor
Muito sofri pensando em seus anos em flor.

Foram,em Junho,o prado as rosas perfumando,e eu,em respirar muito sofri ,pensando.

Quando as noites,em Julho, eram lagos de luz,
muito sofri pensando em seus olhos azuis.

Foi-se Agosto; e setembro os pomares loureja
Sem que o meu coração calmo e tranquilo seja.
Sua lembrança tem sempre o mesmo poder;
Basta os olhos fechar para tornar a ver.


Poeta e novelista francês conhecido como o poeta dos humildes.


A PRIMAVERA,DE BOTICELLI
 Primavera é a estação do renascimento e das flores.Cantada por artistas ,poetas e escritores,tem uma conotação muito forte com a beleza e a juventude.
Quando alguém aniversaria ,diz-se que completou mais uma primavera.A Primavera Árabe,o Sete de Setembro,a Primavera de Praga são movimentos libertários sempre ligados á renovação  e á esperança tão cultuados pelos seres humanos.
                        Jardins floridos,espíritos livres,ar ameno.
Saudada pelos poetas,imortalizada na Música e nas Artes Plásticas,no cinema e no teatro é a estação da Esperança e do Amor,florescendo no seu seio e perfumado com seus olores  e sabores.


                                         FRASES E DITOS SOBRE A PRIMAVERA


Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.



Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida,
 pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!
 E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, 
que me saiba perder...para me encontrar....



O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.


                                      FÁBULAS FABULOSAS
                    O MACACO E O COELHO  
O macaco e o coelho fizeram um contrato;o macaco deveria matar as borboletas e o coelho,as cobras.Enquanto o coelho dormia,veio o macaco e lhe puxou as orelhas,pensando que eram borboletas.Sentado,descuidado,ao pé de uma castanheira,veio o coelho e  deu-lhe uma paulada no rabo.O macaco pulou num galho alto,ainda meioamedrontado e começou a guinchar impropérios e ameaças.O coelho pensou:Por via das dúvidasdevo me acautelar;por baixo das folhaspreciso morar.
Gostaram?então não economizem comentários.Mandem sugestões!Até Outubro!