DA CADEIRINHA DE ARRUAR


O PILÃO DA BISA:DE UM LADO PAÇOCA DE CARNE,DO OUTRO CAFÉ DONZELO...


Ele vem me acompanhando desde que o herdei, há 40 anos. Está velho, muito velho, tem por volta de um século e meio. Já "conviveu" , em casas da Família Paiva de quatro gerações: na da minha bisavó paterna, Maria Isabel de Paiva Oliveira,na da minha avó, Rosa de Oliveira Paiva, na do meu pai, José Joaquim de Oliveira Paiva e na minha, Lúcia Maria Bezerra de Paiva Rodrigues (onde permanecerá,.... até quando,eu não sei).
Em "sua" primeira casa, a da minha bisa, que ficava em um sítio na Praça do Colégio (hoje Praça Filgueiras de Melo), defronte  à
Rua 25 de Março, em Fortaleza, nosso "ilustre personagem" compunha um cenário bastante diverso ao de hoje, tendo, à sua volta, panelas e potes de barro, fogão à lenha e outros "luxos" do século XIX.
À cada mudança de lar, novos elementos iam  fazendo-lhe companhia.  Sempre tranquilo, adaptando-se muito bem, sem reclamar, sempre fiel aos seus  senhores.Talvez, ciente da sua longevidade.

O Pilão da Bisa, para mim, é uma escultura utilitária e afetiva. Cada uma de suas "bocas" tem uso diferente, bem assim, cada uma de suas "mãos":
uma das bocas é para pilar paçoca de charque (carne seca, jabá,   carne-do-ceará); a outra é para pilar café torrado. O grande "segredo" é não misturar as bocas....e nem as mãos!
É bem verdade que hoje, e há muito, já se faz paçoca moida e o café em pó há em fartura.....Mas, sinceramente, feitos à moda antiga, tanto a paçoca quanto o café donzelo (grãos virgens, torrados e moidos na hora), são inconfundíveis e incomparáveis, no sabor e no cheiro....

 Hoje, o Pilão da Bisa é peça de decoração em minha casa, mas eu sei que, a qualquer momento, posso utilizá-lo da mesma forma de antes. Sabor e aroma também se pode sentir.... sonhando!   Às vezes, olho para o meu velho "companheiro" e sonho com o sabor da paçoca de charque e  o aroma do café donzelo....


Lúcia  Bezerra de Paiva,Fortaleza,Ceará
Pedagoga,com raízes na Bahia ,Pernambuco e Rio grande do Norte,família materna originária da Galícia e paterna de Portugal.

VISITEM SEU BLOG: 

 http://dacadeirinhadearruar.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Querida e ilustre baiana,"blogueira", e escritora de renome, Miriam Sales de Oliveira. Esta postagem, como se percebe, é atemporal, não há datas por aqui. Como não sou muito "ligada" em internet (só tenho um blog e "olhe lá!", só hoje fui informada por um amigo dessa sua postagem, trazendo para este maravilhoso Café com Pimenta, o Pilão da Bisa. Quero agradecer-lhe, a postagem - acima - e a indicação para visita ao Cadeirinha de Arruar.
    De coração deixo meu mais apertado abraço, acompanhado de um Xêro, dessa cearense irmã,
    Lúcia

    ResponderExcluir