domingo, 20 de abril de 2014

UMA GRANDE ARTE:A FESTA DO 1º ANO DO JORNAL "SEM FRONTEIRAS"





O BLOG DE ABRIL/2014
DESTA VEZ,SEM CHUVAS OU TROVOADAS

CAFÉ COM PRÊMIOS,PASSEIOS E ALEGRIAS
1º ANIVERSÁRIO DO JORNAL"SEM FRONTEIRAS"


Sem Fronteiras,o mais importante jornal literário do país.


Em frente á sala de reuniões da Confeitaria Colombo,Miriam  de Sales,nova colunista do Jornal "Sem Fronteiras".

Diploma recebido durante o jantar de gala,no Bufê Caravelas,Botafogo,Rio de Janeiro


Os Colunistas do Jornal ,em confraternização





Detalhes do glamuroso jantar black - tie

Bolo Comemorativo


Detalhes das mesas


UMA GRANDE ARTE
A grande arte de encantar foi usada ,sem nenhuma economia,pela equipe do Jornal Sem Fronteiras ,nas comemorações do seu primeiro aniversário.
Tudo foi muito bem pensado e não faltou nada.
O evento começou no dia 7/4 com um tour das colunistas para conhecer ou rever as belezas do Rio.Acompanhadas pela direção do jornal,os (as) colunistas tiveram seu dia de alegria e prazer,aliás,bem merecido.Eles e elas ajudam a fazer ,deste,o jornal de informação literária mais completo e importante do Brasil.E,já engatinha pelo mundo que a Dyandreia e o Fábio Portugal não são de meias palavras nem de meias medidas.Prometem e fazem.
Neste dia ,estive ausente por conta das minhas obrigações na Editora (quem mandou arrumar o pior trabalho do mundo? rsss)mas,sei que o encontro na pérgola de Copa foi magnífico.Très chic,como diria Ibrahim Sued se vivo fosse.

Marcação das mesas

Cheguei dia 8/4 e fui  rever a ABL,a sacrossanta casa de Machado de Assis,guardiã da Palavra e das letras nacionais.
 Aconselho a todos que não percam a visita guiada.É uma verdadeira maravilha!Há apresentações de atores,música,poesia,num ambiente  cheio de obras de arte,telas,vasos barrocos  ,cheirando a sândalo e com gosto de passado.
No final ,tivemos o prazer de conversar com Evanildo Bechara,sobre gramática,literatura moderna e antiga,sobre os acadêmicos e a responsabilidade dos escritores ,formadores de opinião,diante do nosso público leitor.
Miriam de Sales e Jhô Alcoforado

iteratura,o escritor Antonio Torres,um dos nomes mais festejados da Bahia.
Á noite,uma confraternização mais “light”,que ninguém é de ferro,no Leme.Soube que rolou muito chopp e conversa descontraída.Muito bom!
Tanto riso, tanta novidade,tanta alegria,então esse povo não trabalha!?
Ledo engano! Olha só o que nos espera.Uma reunião de pauta ,apenas para colunistas, onde serão traçadas as diretrizes  para o bom funcionamento do  jornal em 2014.Convidada a escrever para o jornal,no qual terei uma coluna a partir de Junho,compareci e me inteirei de tudo,curiosa e pronta para aprender com os maiores do que eu.A Betty Silberstein,que terá muito trabalho para me por na linha,pois,meu estilo Saramago,que não liga para regras e odeia vírgulas,vai deixá-la louca,o Gonzaga,experiente e lidador,a Dyandreia e o Fábio,capitães deste barco vitorioso e muitos mais.
Muito produtiva ,a reunião foi esclarecedora e importante;novidades surgiram,como o Portal, que irão alavancar o nosso trabalho,principalmente de divulgação por todo o mundo.Dyandreia e eu estaremos em Turim,nesse prazeroso trabalho e,eu,logo em seguida ,em Lisboa,continuando essa peregrinação por terras europeias.

A  edição comemorativa do jornal trás uma coluna sobre a Seleta "Verseja,Brasil",um hit da Editora Pimenta Malagueta


Mostra sua cara, Brasil!Será o nosso lema.
Depois do trabalho ,o almoço  na Colombo foi a celebração do compartilhamento e espírito de equipe.
Conheci tanta gente linda e elegante que quase fiquei tonta.Nem me atrevo a citar nomes,pois,não quero esquecer ninguém.
E, por fim,”last but not least”, a joia da coroa:o jantar de gala no Bufê Caravelas,um dos mais importantes do Rio.
Serviço,local,atendimento dos garçons,tudo perfeito!
Muita gente já cantou esse jantar  portanto não vou me dedicar muito ao assunto.Digo apenas que,foi perfeito,encantador,e fechou com chave de ouro,esta festa magnífica.
Mulheres lindas,elegantes,cavalheiros em black-tie,parecia o Rio de outras eras.Champanhe,salmão,uma doçaria de fazer inveja ao Eça e ,no gran finale,um magnífico bolo de aniversário.
Parabéns,Dyandreia,você provou ser,além de grande jornalista,uma hostess que nada fica a dever ás grandes do passado como Lourdes Catão ou Teresa de Souza Campos.
Fiquei feliz.Os bons tempos voltaram! 




CRISE,AH,A CRISE


!Para as cassandras nacionais (sempre os mesmos),os nossos velhos do Restelo e outras categorias de avatares do mal...
Estive no Rio,com agenda cheia e não tive tempo para turismo.Mas,para ir á banco e resolver pequenos problemas do meu novo aparelho celular,fui aos shoppings Botafogo e Rio Sul, além de,conduzida pelos meus primos Siomara Araujo e Ramalho Jr.,gente muito boa,fui de metrô a Copacabana ,passeei no Posto 6,tirei fotos com Drummond e Caymmi e visitamos o Museu do Forte de Copacabana,onde,dentro dele e com magnífica vista para o mar,fica uma pequena Colombo,a centenária  confeitaria mais linda do Rio de Janeiro,quiçá,do Brasil.Ah,antes que me esqueça,o Rio de Janeiro continua lindo e,para mim,foi o de Abril e será o de Agosto,quando subirei a amada será para Petrópolis,”tomar um banho de civilização”,como dizia meu pai.


Mas,voltando ao assunto principal.Depois de nos cadastrarmos e esperarmos cerca de duas horas,não conseguimos fazer um lanchinho na Colombo,devido á quantidade de pessoas que lá estavam e na fila de espera.
Desiludidos ,saímos.
Agora,me diga você,caro amigo?Onde está a crise? Fui almoçar no La Mole,com o primo Cristiano,e quase não achamos mesa;na Colombo,adeus lanche,as lojas,cheias,a praia lotada,enorme movimento nos shoppings.

Acho que podemos dormir sossegados.. .É só desligar “aquele”canal canalha.    



O ESCRITOR BAIANO ANTONIO TORRES É EMPOSSADO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS



ANTONIO TORRES NA ABL
“Sobre Pessoas”,é bom começar falando de Antonio Torres,o nobre escritor baiano,devorador de livros e histórias.
“Meninos,eu conto” como ele chegou á Academia,sem precisar escrever uma carta ao bispo ou se utilizar dos serviços dos homens dos pés redondos.Apenas usando o talento e as baladas aprendidas na infância perdida,n’essa terra tão sua ,onde se sua a camisa para sobreviver ,entre a aridez das terras e dos homens.Com seus livros e sua coragem de sertanejo forte,como queria o Euclides,não hesitou em dizer”Adeus,Velho” e ganhar o mundo para construir sua própria história.
Tomando um “Táxi para Viena D’Áustria,acabou dando com os costados em Paris , onde recebeu do governo francês, o título de “Cavaleiro das Artes e das Letras em 1999 ,para anos depois aterrissar na casa de Machado,o sacrossanto repositório da nossa sabedoria escrita.
“Meninos,Eu Conto” da minha felicidade ,pois,sempre torci muito por este sertanejo do Junco,bem ali ó...como diz o capiau,pertinho da Jacobina e de Miguel Calmon da minha infância.
De parabéns a ABL,a literatura brasileira e ,sobretudo ,nós,os habitantes deste circo Brasil,tão carente de educação e conhecimento.
 — com Antônio Torres e Edna Lopes.
TEXTO DE mIRIAM sALES POSTADO NO fACEBOOK






                                          FELIZ PÁSCOA PARA TODOS E TODAS


                                          ATÉ MAIO COM NOVIDADES INTERNACIONAIS