segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NOSSA MUITO APIMENTADA HISTÓRIA!...


O Brasil é realmente um país singular!
É o único que foi descoberto e tem certidão e tudo mais.
Foi um presente de Deus ao rei de Portugal, D. Manoel, pois um país tão pequenino,com apenas dois milhões de habitantes na época do descobrimento,viu-se de repente,de posse de um gigante.E muito rico.E sem derramar sangue!
Vá ser sortudo assim no raio que o parta!
Como a maioria dos homens válidos em Portugal, ou estava guerreando mouros ou nos conventos, guerreando  seus instintos,e como  para a guerra  vão os jovens,que,invariavelmente,morrem,sobravam velhos e crianças.
E uma população de cerca de  um milhão de mulheres.
Como então povoar o Brasil?
O rei se viu com uma batata quente nas mãos  como um sujeito  marido de mulher boa que  não consegue dar conta  do recado e  se vê cercado por fortes garanhões prontos para apanhar a presa: franceses,espanhóis e até,holandeses.
Como desatar o nó?
A Coroa era obrigada a destacar soldados, marinheiros e funcionários para as Ìndias, cujo comercio não podia descuidar;religiosos,nobres,cortesãos e uma súcia de ociosos não se podia mandar a lugar algum,a não ser com prebendas e benesses.
Com tudo isso ,o povoamento do Brasil ficava comprometido.
Como ocupar as terras, habitá-las,colonizá-las e extrair as incontáveis riquezas que este abençoado  rincão  possuía?
Os índios, habitantes do país ,ainda viviam na idade da pedra,indolentes nas suas redes,sem saber nem domesticar animais,a não ser araras e papagaios,nem sei bem porque ;acho que daí deve ter nascido nossa paixão por barulho,alto-falantes , trios-elétricos,foguetes e coisa e lousa.
 O gosto do nordestino pela rede e pelo “dolce far niente” deve ter sido originário  daí  também.
Os índios também gostavam do tucano, ave mal ajambrada de bico enorme  que hoje tem seu habitat natural em São Paulo.Espécime ,porém,que está quase em extinção.
O certo é que os ET,que dizem, ensinaram aos incas,astecas  e maias os segredos da civilização não passaram por aqui.
Mas, voltemos ao Rei Dom Manoel e seus problemas.
Antes de 1500 era prática corriqueira em Portugal,o estupro da própria mãe.O crime era severamente punido pelas Ordenações Manuelinas, no seu livro V,o código Penal da época: emasculava-se o sujeito.
O Código, extremamente severo,também punia hereges,apóstatas,traição ao Rei,ou falar mal dele(parece que esta punição está sendo aplicada de novo na Venezuela e no Brasil),falsificadores, felação ,assassinatos,roubos,e sodomias.
Sobrava ,claro,para judeus e mouros que dormissem com mulher cristã,padres que dormissem com  mulheres ou uns com os outros,os alcoviteiros,os feiticeiros e os que desrespeitassem religiosas.
Esse código draconiano ajudou muito o Rei.
Por dá cá aquela palha o cidadão era condenado á Colônia,ao degredo perpétuo no Brasil.
Nossos patrícios, que hoje tanto se orgulham do nome que herdaram de seus antepassados ,desconhecem (ou fingem que não sabem)o porquê destas pessoas terem dado com os costados aqui.
Mas,lá na Terrinha,a quantidade de “convocados” para o Brasil vinha crescendo.
 No  estupro da mãe, crime que  os portugueses  já estavam  tratando com mais indulgencia,era dado ao criminoso a escolha de ser capado ou vir para o Brasil.
Todos escolhiam ser capados.


Sobre as Ordenações Manuelinas:
 Leitura interessante e que pode ser encontrada clicando o Google;pode-se   ler ao vivo e a cores,como eram essas leis que hoje repousam nos anais da Universidade de Coímbra.
Por isso eu repito:
O Google é meu  pastor,nada me faltará!






NO DOS OUTROS É REFRESCO...




7 comentários:

  1. O comentário do Tyrone tem td a ver!!!!Excelente texto.Obrigada por compartilhar.Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto minha amiga, muito bem humorado, muito bom vir aqui sempre, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  3. Que bom vc ter gostado.
    A História tem tantos causos engraçados,n/ é? bjs

    ResponderExcluir
  4. Vi que seu bom humor aflora em outro cantinho, que ainda não visitara. A história é fonte de muitas comédias, realmente.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Vamos tomar um cafezinho? Efofocar um bocado,pois,amiga,é pecado,mas,é divertido.rsss bjks

    ResponderExcluir