quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UM MIMO DE NATAL



Não quis, meu visconde, a sorte,
Que para
 mim nunca presta,
Que eu comesse peru gordo
Sem ser em dia de festa.

O seu convite a trinchá-lo
Recebi quase ao sol posto,
Quando para casa entrava
Cheio de afã e desgosto.

Sendo já passada a hora
D’ir à pitança excelente,
Na caseira carne magra
Meti sem vontade o dente.

Não pude engolir bocado
Da costumeira panela,
Tendo o peru não comido
Atravessado na goela.

Moniz Barreto
Guilherme Joaquim de Moniz Barreto (Goa, Índia Portuguesa, 1863 — Paris1896), mais conhecido por Moniz Barreto, foi um jornalista e crítico literário que se destacou por ser dos poucos ensaístas portugueses que tentou uma via científica na crítica literária e uma abordagem positivista ao estudo da literatura portuguesa. Apesar de ter falecido precocemente, com apenas 33 anos de idade, foi um dos críticos literários mais argutos e interessantes de finais doséculo XIX, observador atento do panorama cultural e da literatura portuguesa do seu tempo e dos decénios precedentes, introduzindo na lusofonia a crítica literária objectiva (científica), na linha do determinismo de Hippolyte Taine.

domingo, 15 de dezembro de 2013

CAFETERIA DA MIROKCA:CAFÉ PARA TODOS OS GOSTOS

             

O BLOG DE DEZEMBRO/13

fOTO:REVISTA VEJA


CAFÉ COM CHEIRO
Meu cafezinho de hoje é curioso
Alguém já descobriu a quem   pertence o pó – 450ks- que foi encontrado no helicóptero  do Perrela? Não era pó de café,com certeza.Eu acho que,como sempre, se a culpa não é do mordomo é do piloto.



                CAFÉ FORTE


Soube pelos jornais que o Presidente de Cuba,Raul Castro,esteve ,ontem,visitando Salvador e tomou um cafezinho com o Governador Wagner e esposa.
Tudo tão pouco comentado que quase ninguém soube.Mereceu uma notinha fajuta de pé de página no Correio.Porque será,hein!??



       CAFÉ COM CHANTILLY
Meus caros amigos ,os escritores Ivone Sol e Almir Tosta,estão de passagem por Salvador.Ele viveu e trabalhou em Salvador por muitos anos e ,como historiador sua obra é toda dedicada á Bahia.
Membro da Academia  de Letras de Petrópolis,desenvolve um excelente trabalho cultural e lançou,recentemente seu livro”Bahia das Tradições”.
Ela,poeta e apresentadora de TV é baiana de Valente,apresenta o programa”Bastidores” na TV Petropolitana,e faz um grande sucesso na cidade Imperial,como pessoa e artista.Seu livro de poemas ,”Solvendo Sentidos” é um sucesso.


        CAFÉ AMARGO
Até quando os governos cariocas abusarão da paciência do seu povo?Até quando pessoas perderão suas vidas,seu patrimônio e sua paz graças ao descaso com que seus governantes lidam com os problemas das enchentes?
Desde 1950 que ando no Rio de Janeiro e os mesmos problemas continuam.
Uma lástima e um caso de polícia!



CAFÉ COM CULTURA
Acabo de receber do meu neto,Adilson,um presente magnífico.”Trem Noturno para Lisboa”,de Pascal Mercier.Um excelente livro que passou despercebido porque a publicidade é toda voltada para os “Besta – Sellers” americanos.


CAFÉ COM CLASSE
Assim como os gregos quebram pratos para garantir a felicidade no casamento, antigamente,costumava-se quebrar as taças para que estas nunca mais participassem de outras celebrações,pois,nenhuma seria igual a esta.
Passeando,ontem,no shopping,aproveitei para conferir os preços das taças feitas,provavelmente,na China e que eles juravam sobre  a Bíblia que eram de legítimo cristal,(mas,não acreditei,pois elas não cantavam quando a gente passava o dedo nas bordas),quase tive um infarto devido ao susto do preço das mesmas.
Como as juras de hoje ,também ,são falsas e os amigos com quem celebramos,também ,não são rigorosamente verdadeiros,melhor celebrar com vidro ,mesmo,e não quebrá-las,preservá-las para outras falsas celebrações.
As verdadeiras taças de cristal Fratelli Vita que herdei da minha mãe,guardo para os brindes  na companhia dos poucos amigos verdadeiros e,de preferência com um leve tocar de uma na outra ,como um beijo respeitoso.
Quebrá-las,nunca;só tenho é que salvá-las da diarista  que  sempre faz tudo com pressa  para sair e encontrar seu amor,no que faz muito bem.Exatamente como eu  já fiz num passado muito remoto...
O mesmo vale para xícaras de porcelana,hoje só encontradas nos bons antiquários.



CAFÉ COM CROISSANT

Recomendo,de graça e com certeza do que digo e escrevo a AVINGNON DELICATESSEN,Sh. Barra,piso L 4,próximo aos cinemas.Um croissant tão bom assim você só come em Paris.E tem muito mais.


              CAFÉ COM HUMOR



A estrela de Belém  foi o primeiro anúncio luminoso.



 Cristo nasceu numa manjedoura,mas, em compensação Bolsonaro nasceu numa estrebaria.



Teus vestidos eu não acho
Mui decentes,minha prima.
São altos demais em baixo
São baixos demais em cima.
                     Almeida Senna



Aquele escritor trabalhava muito. Não tanto para escrever os livros, mas,principalmente,para vendê-los.



As comunicações no século XXI
O celular,o  e-mail,o nextel,a televisão,o radio e a vizinha:eis os meios mais fáceis e rápidos de se propagar uma notícia.


NÃO É A MESMA COISA
O homem – dólar e o homem do lar.


Urubu é uma galinha viúva.



        PAPO NO CAFEZINHO

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DO NATAL
COMO MONTAR A ÁRVORE DE NATAL
TODA família faz questão de armar sua árvore de Natal bem bonita e criativa,para encanto dos olhares de amigos ou familiares.Mas,e se ela trouxer também bons fluidos e alegria?Não seria o máximo?
Gosto de estudos místicos,se fosse homem,seria maçom.e,estudando daqui e dali,aprendi a montar uma árvore cheia de boas energias que,repasso agora para vocês.
Que seja um pinheirinho,de preferência;esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius,sendo,na verdade,seu símbolo.
Para receber todas as energias benéficas,coloque a árvore no centro da sala ou, no leste,onde o sol nasce;não esqueça que o Natal é a festa do Sol,celebra o Astro-Rei,que nos traz vida e calor.
E,para enfeitá-la?Fixe uma estrela dourada no topo da árvore;ela representa nossa Estrela Interior que nos guia na peregrinação da vida,é o Espírito Divino,que precisa nascer na nossa Consciência,que está posicionada no topo da nossa Alma e precisa reger as nossas ações,elevando o nosso espírito sempre em direção ao Infinito ;por isso,nunca ponha a estrela de ponta cabeça para baixo.
Agora,vamos escolher os outros enfeites:estes que vou citar,sempre baseada nos ensinamentos esotéricos,alegorizam as virtudes e as forças espirituais que trazem paz á nossa alma.
Os três sininhos simbolizam a Santíssima Trindade,as três forças primarias do Cosmos;os sete anjinhos,representam os sete Espíritos Angélicos Santificados que estão diante de Deus,intercedendo pela Humanidade;as 12 bolinhas representam as 12 Leis Crísticas,os 12 Salvadores e os 12 Cavaleiros da Távola Redonda,que formam uma barreira contra o Mal e nos ajudam a conhecer as 12 verdades de Cristo;as 7 bengalinhas simbolizam as 7 Kundalinis que devemos trabalhar bem para que,algum dia,encarnarmos nossos poderes que divinizam,ou seja,atingirmos o Conhecimento e as Leis Espirituais;ao pé da árvore podemos colocar pequenas caixinhas vazias e coloridas que representam as virtudes que queremos alcançar;
Faz bem arranjar uma vela quadrada,de cor amarela,e colocá-la na base da árvore ou próxima a ela;acendê-la na noite de Natal,para que as energias poderosas desta noite se transformem num carregador de energia astral profundamente energizado.
Por fim,um recipiente com água colocado do lado oposto á vela;assim,nos purificamos com água e fogo para iniciarmos o novo ano que se aproxima,puros como no dia da Criação,como o Sol Nascente que é festejado nesta data e,que renasce todo dia,cheio de poder ,esperança e energia.Assim também estaremos novinhos em folha para receber o novo ano que vai nascer.
Fonte:V.M.Weor




   ATÉ 2014 COM MUITA PAZ!










sexta-feira, 29 de novembro de 2013



                                           O BLOG DE NOVEMBRO/13

                   
CAFÉ PARA TODOS OS GOSTOS



CAFÉ COM LEITE:O basicão de todo dia.seja em casa ou num bar,todos devem tomar.


UM PINGADO:café com um pingo de leite.


UMA BICA:Café,em Portugal.



MEU CAFEZINHO DA MANHÃ:  Café forte,leite Moça e Nescáu.Assim mesmo,misturado.Em tempo:não sou garota propaganda da Nestlé.



CAFÉ EXPRESSO:Tem gente que gosta.Eu,não.Tomo café de cafeteira,mas,prefiro mesmo o de coador.



CAPUCCINO:  Chique,mas,sem muito gosto de café.


CAFÉ VIENENSE: Típico da região.Existem deliciosas cafeterias em Viena.Com vodca,ótimo para pinguços ou para
esquentar o frio.


CAFÉ FRIO:Nem o diabo tomaria.Café e homem só quente e forte.


CAFÉ AMARGO:Bom para  curar bebida em excesso.

COMBINAÇÃO PERFEITA:CAFÉ FORTE E ,PARA FINALIZAR,UM STREGA.


OK,FAÇAM SUAS ESCOLHAS.



Kant dizia.ou dizem que ele dizia.Na internet,nunca se sabe:
"AMIZADE É COMO CAFÉ,UMA VEZ FRIO,NUNCA VOLTA AO SABOR ORIGINAL." 


                     CAFÉ BEM HUMORADO


Aquele recruta era mesmo um bocó;os oficiais faziam dele gato e sapato.Quando lhes servia o cafezinho,as piadas,as situações em que o punham no ridículo eram demais para o coitado que nem podia se defender.Afinal,um superior é um superior!
Ele era uma besta,mas,não uma besta suicida.Sofria calado.
Afinal,acabou o tempo do suplício,ou melhor,foi liberado pelo Exército.

Compungidos,os oficiais resolveram se redimir - afinal, o rapaz era tão humilde,tão bacana!- cotizaram-se e lhe deram $100 de presente.
O rapaz agradeceu humilde,de olhos baixos e falou:
-Não carecia,senhores.Mesmo porque eu me sinto bem remunerado.Todos os dias,antes de servir,eu cuspia no café dos senhores...

NOVEMBRO SE VAI
CHEGA DEZEMBRO,

FELICIDADE PARA TODOS!







                                            ATÉ DEZEMBRO,SE DEUS QUISER!









domingo, 20 de outubro de 2013

ALIANÇA PERDIDA

                                                                

O BLOG DE OUTUBRO/13




 ALIANÇA PERDIDA
Alguém perdeu uma aliança de ouro no meio de uma rua deserta. Essa coisa,brilhando no chão e iluminada pela na luz fraca  da rua,chamou-me a atenção,eu que sou desatenta por natureza;percebi que era de ouro,grossa e tinha um nome,Maria.Seu dono não devia ser muito magro nem muito gordo e esta Maria nomeada na aliança,podia ser qualquer uma,já que existem tantas ,ou ir com as outras ou ser uma Maria ninguém,mas,com certeza,um dia foi amada e aliançada,logo,tinha que ser alguém,diferenciada pelo amor.
Curiosa, imaginei:-porque o seu dono (dono da Maria e da aliança)perderia um anel tão valioso?!Aliança foi feita para andar no dedo anular,assim chamado por ser o dedo do anel,assim como a dentadura foi feita para permanecer na boca,exceto á noite,quando se põe num copo d’água e ela fica ali,exposta,sorrindo para quem passa.
Minha imaginação começou a trabalhar  todos os porquês.
 Será que um marido saltador de cercas a tirou do bolso enquanto azarava outra garota ,porque precisava esconder seu estado de casado?Ora,já se disse que casado não é capado e maridos puladores de cerca é o que mais tem neste país tropical onde não existe pecado ao sul do Equador.
Ou será que,movido por desgostos amorosos,como os temidos chifres,ele,cheio de ódio,atirou a aliança fora,rompendo um compromisso assumido diante de Deus e dos homens?
Ou será que uma doença terminal o emagreceu tanto que a aliança caiu do dedo sem que ele percebesse? E,agora,o que iria dizer lá em casa?
Recolhi a aliança que tem o nome Maria,cujo nome principia na palma da mão do seu esposo e,também no anel solenemente  recebido, durante o” conjugo vobis,” e feito no mais puro ouro.
E a recolhi por pena, não por ganância,  pois,para mim,já é demais que  o leito onde repousa esta aliança brilhante seja  o sujo caminho   de uma rua de bairro, pisada por muita gente e,talvez,sua presença ali,representasse a angústia de um amor fenecido num coração pisado e humilhado.
Honesta,confessei ter achado a aliança e a entreguei numa seção de achados e perdidos.Que o amor tenha permanecido e que só o anel tenha se  desviado do dedo onde deveria estar.São os votos desta escrevinhadora




                                                           Cantinho Bem                                                 Humorado




Vizinha FDP... 

 Minha vizinha maravilhosa bate a minha porta. 
 
 Abro, e ela diz: 
 
 - Escuta, cheguei agora, estou com uma vontade louca de me divertir,  de me embebedar, de trepar a noite toda... Você está ocupado esta noite? 

 - Não, claro que não. - disse eu rapidamente. 
 
 - Então pode ficar com o meu cachorro? 



                                  NA TERCEIRA IDADE....



ENQUANTO ISSO,NA POLÍTICA




ME RESPONDA POR FAVOR...

PORQUE CHOFER DE AVIÃO SE CHAMA PILOTO?

FOTÓGRAFO DE OSSO SE CHAMA RADIOLOGISTA?

ROUBO DE GRANFINO SE CHAMA DESFALQUE?

CACHAÇA DE RICO SE CHAMA APERITIVO?

MENINO DE RECADO DE PRESIDENTE SE  CHAMA ASSESSOR?

PANCADA DE POLÍCIA SE CHAMA CONFRONTO?

MENTIRA DE JORNALISTA SE CHAMA NOTÍCIA NÃO CONFIRMADA?

CONTÍNUO DE MINISTRO SE CHAMA OFICIAL DE GABINETE?

JAGUNÇO DE AUTORIDADE SE CHAMA GUARDA - COSTA?

VIGARISTA ELEITO SE CHAMA REPRESENTANTE DO POVO?

COZINHEIRO DE RESTAURANTE SE CHAMA CHIEF DE CUSINE?

VALEU,GAROTADA,ATÉ NOVEMBRO!


SEJA EDUCADO.ELOGIE O CAFEZINHO E DEIXE UM COMENTÁRIO!







terça-feira, 1 de outubro de 2013

Miriam de Sales: MARECHAL DEODORO,A CIDADE DAS LETRAS

Miriam de Sales: MARECHAL DEODORO,A CIDADE DAS LETRAS:                                                                       O BLOG DE OUTUBRO/13 A CIDADE DAS LETRAS ...

sábado, 21 de setembro de 2013

PRIMAVERA,UM TEXTO DE CECÍLIA MEIRELES

O BLOG DE SETEMBRO,2013












PRIMAVERA
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.





SETEMBRO

François Coppès

Cinco meses passei do meu amor distante;
Sondo o meu coração  e acho-o sempre constante.

Na mocidade,em Maio ,eu,no vernal frescor
Muito sofri pensando em seus anos em flor.

Foram,em Junho,o prado as rosas perfumando,e eu,em respirar muito sofri ,pensando.

Quando as noites,em Julho, eram lagos de luz,
muito sofri pensando em seus olhos azuis.

Foi-se Agosto; e setembro os pomares loureja
Sem que o meu coração calmo e tranquilo seja.
Sua lembrança tem sempre o mesmo poder;
Basta os olhos fechar para tornar a ver.


Poeta e novelista francês conhecido como o poeta dos humildes.


A PRIMAVERA,DE BOTICELLI
 Primavera é a estação do renascimento e das flores.Cantada por artistas ,poetas e escritores,tem uma conotação muito forte com a beleza e a juventude.
Quando alguém aniversaria ,diz-se que completou mais uma primavera.A Primavera Árabe,o Sete de Setembro,a Primavera de Praga são movimentos libertários sempre ligados á renovação  e á esperança tão cultuados pelos seres humanos.
                        Jardins floridos,espíritos livres,ar ameno.
Saudada pelos poetas,imortalizada na Música e nas Artes Plásticas,no cinema e no teatro é a estação da Esperança e do Amor,florescendo no seu seio e perfumado com seus olores  e sabores.


                                         FRASES E DITOS SOBRE A PRIMAVERA


Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.



Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida,
 pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!
 E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, 
que me saiba perder...para me encontrar....



O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.


                                      FÁBULAS FABULOSAS
                    O MACACO E O COELHO  
O macaco e o coelho fizeram um contrato;o macaco deveria matar as borboletas e o coelho,as cobras.Enquanto o coelho dormia,veio o macaco e lhe puxou as orelhas,pensando que eram borboletas.Sentado,descuidado,ao pé de uma castanheira,veio o coelho e  deu-lhe uma paulada no rabo.O macaco pulou num galho alto,ainda meioamedrontado e começou a guinchar impropérios e ameaças.O coelho pensou:Por via das dúvidasdevo me acautelar;por baixo das folhaspreciso morar.
Gostaram?então não economizem comentários.Mandem sugestões!Até Outubro!