quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UM MIMO DE NATAL



Não quis, meu visconde, a sorte,
Que para
 mim nunca presta,
Que eu comesse peru gordo
Sem ser em dia de festa.

O seu convite a trinchá-lo
Recebi quase ao sol posto,
Quando para casa entrava
Cheio de afã e desgosto.

Sendo já passada a hora
D’ir à pitança excelente,
Na caseira carne magra
Meti sem vontade o dente.

Não pude engolir bocado
Da costumeira panela,
Tendo o peru não comido
Atravessado na goela.

Moniz Barreto
Guilherme Joaquim de Moniz Barreto (Goa, Índia Portuguesa, 1863 — Paris1896), mais conhecido por Moniz Barreto, foi um jornalista e crítico literário que se destacou por ser dos poucos ensaístas portugueses que tentou uma via científica na crítica literária e uma abordagem positivista ao estudo da literatura portuguesa. Apesar de ter falecido precocemente, com apenas 33 anos de idade, foi um dos críticos literários mais argutos e interessantes de finais doséculo XIX, observador atento do panorama cultural e da literatura portuguesa do seu tempo e dos decénios precedentes, introduzindo na lusofonia a crítica literária objectiva (científica), na linha do determinismo de Hippolyte Taine.

domingo, 15 de dezembro de 2013

CAFETERIA DA MIROKCA:CAFÉ PARA TODOS OS GOSTOS

             

O BLOG DE DEZEMBRO/13

fOTO:REVISTA VEJA


CAFÉ COM CHEIRO
Meu cafezinho de hoje é curioso
Alguém já descobriu a quem   pertence o pó – 450ks- que foi encontrado no helicóptero  do Perrela? Não era pó de café,com certeza.Eu acho que,como sempre, se a culpa não é do mordomo é do piloto.



                CAFÉ FORTE


Soube pelos jornais que o Presidente de Cuba,Raul Castro,esteve ,ontem,visitando Salvador e tomou um cafezinho com o Governador Wagner e esposa.
Tudo tão pouco comentado que quase ninguém soube.Mereceu uma notinha fajuta de pé de página no Correio.Porque será,hein!??



       CAFÉ COM CHANTILLY
Meus caros amigos ,os escritores Ivone Sol e Almir Tosta,estão de passagem por Salvador.Ele viveu e trabalhou em Salvador por muitos anos e ,como historiador sua obra é toda dedicada á Bahia.
Membro da Academia  de Letras de Petrópolis,desenvolve um excelente trabalho cultural e lançou,recentemente seu livro”Bahia das Tradições”.
Ela,poeta e apresentadora de TV é baiana de Valente,apresenta o programa”Bastidores” na TV Petropolitana,e faz um grande sucesso na cidade Imperial,como pessoa e artista.Seu livro de poemas ,”Solvendo Sentidos” é um sucesso.


        CAFÉ AMARGO
Até quando os governos cariocas abusarão da paciência do seu povo?Até quando pessoas perderão suas vidas,seu patrimônio e sua paz graças ao descaso com que seus governantes lidam com os problemas das enchentes?
Desde 1950 que ando no Rio de Janeiro e os mesmos problemas continuam.
Uma lástima e um caso de polícia!



CAFÉ COM CULTURA
Acabo de receber do meu neto,Adilson,um presente magnífico.”Trem Noturno para Lisboa”,de Pascal Mercier.Um excelente livro que passou despercebido porque a publicidade é toda voltada para os “Besta – Sellers” americanos.


CAFÉ COM CLASSE
Assim como os gregos quebram pratos para garantir a felicidade no casamento, antigamente,costumava-se quebrar as taças para que estas nunca mais participassem de outras celebrações,pois,nenhuma seria igual a esta.
Passeando,ontem,no shopping,aproveitei para conferir os preços das taças feitas,provavelmente,na China e que eles juravam sobre  a Bíblia que eram de legítimo cristal,(mas,não acreditei,pois elas não cantavam quando a gente passava o dedo nas bordas),quase tive um infarto devido ao susto do preço das mesmas.
Como as juras de hoje ,também ,são falsas e os amigos com quem celebramos,também ,não são rigorosamente verdadeiros,melhor celebrar com vidro ,mesmo,e não quebrá-las,preservá-las para outras falsas celebrações.
As verdadeiras taças de cristal Fratelli Vita que herdei da minha mãe,guardo para os brindes  na companhia dos poucos amigos verdadeiros e,de preferência com um leve tocar de uma na outra ,como um beijo respeitoso.
Quebrá-las,nunca;só tenho é que salvá-las da diarista  que  sempre faz tudo com pressa  para sair e encontrar seu amor,no que faz muito bem.Exatamente como eu  já fiz num passado muito remoto...
O mesmo vale para xícaras de porcelana,hoje só encontradas nos bons antiquários.



CAFÉ COM CROISSANT

Recomendo,de graça e com certeza do que digo e escrevo a AVINGNON DELICATESSEN,Sh. Barra,piso L 4,próximo aos cinemas.Um croissant tão bom assim você só come em Paris.E tem muito mais.


              CAFÉ COM HUMOR



A estrela de Belém  foi o primeiro anúncio luminoso.



 Cristo nasceu numa manjedoura,mas, em compensação Bolsonaro nasceu numa estrebaria.



Teus vestidos eu não acho
Mui decentes,minha prima.
São altos demais em baixo
São baixos demais em cima.
                     Almeida Senna



Aquele escritor trabalhava muito. Não tanto para escrever os livros, mas,principalmente,para vendê-los.



As comunicações no século XXI
O celular,o  e-mail,o nextel,a televisão,o radio e a vizinha:eis os meios mais fáceis e rápidos de se propagar uma notícia.


NÃO É A MESMA COISA
O homem – dólar e o homem do lar.


Urubu é uma galinha viúva.



        PAPO NO CAFEZINHO

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DO NATAL
COMO MONTAR A ÁRVORE DE NATAL
TODA família faz questão de armar sua árvore de Natal bem bonita e criativa,para encanto dos olhares de amigos ou familiares.Mas,e se ela trouxer também bons fluidos e alegria?Não seria o máximo?
Gosto de estudos místicos,se fosse homem,seria maçom.e,estudando daqui e dali,aprendi a montar uma árvore cheia de boas energias que,repasso agora para vocês.
Que seja um pinheirinho,de preferência;esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius,sendo,na verdade,seu símbolo.
Para receber todas as energias benéficas,coloque a árvore no centro da sala ou, no leste,onde o sol nasce;não esqueça que o Natal é a festa do Sol,celebra o Astro-Rei,que nos traz vida e calor.
E,para enfeitá-la?Fixe uma estrela dourada no topo da árvore;ela representa nossa Estrela Interior que nos guia na peregrinação da vida,é o Espírito Divino,que precisa nascer na nossa Consciência,que está posicionada no topo da nossa Alma e precisa reger as nossas ações,elevando o nosso espírito sempre em direção ao Infinito ;por isso,nunca ponha a estrela de ponta cabeça para baixo.
Agora,vamos escolher os outros enfeites:estes que vou citar,sempre baseada nos ensinamentos esotéricos,alegorizam as virtudes e as forças espirituais que trazem paz á nossa alma.
Os três sininhos simbolizam a Santíssima Trindade,as três forças primarias do Cosmos;os sete anjinhos,representam os sete Espíritos Angélicos Santificados que estão diante de Deus,intercedendo pela Humanidade;as 12 bolinhas representam as 12 Leis Crísticas,os 12 Salvadores e os 12 Cavaleiros da Távola Redonda,que formam uma barreira contra o Mal e nos ajudam a conhecer as 12 verdades de Cristo;as 7 bengalinhas simbolizam as 7 Kundalinis que devemos trabalhar bem para que,algum dia,encarnarmos nossos poderes que divinizam,ou seja,atingirmos o Conhecimento e as Leis Espirituais;ao pé da árvore podemos colocar pequenas caixinhas vazias e coloridas que representam as virtudes que queremos alcançar;
Faz bem arranjar uma vela quadrada,de cor amarela,e colocá-la na base da árvore ou próxima a ela;acendê-la na noite de Natal,para que as energias poderosas desta noite se transformem num carregador de energia astral profundamente energizado.
Por fim,um recipiente com água colocado do lado oposto á vela;assim,nos purificamos com água e fogo para iniciarmos o novo ano que se aproxima,puros como no dia da Criação,como o Sol Nascente que é festejado nesta data e,que renasce todo dia,cheio de poder ,esperança e energia.Assim também estaremos novinhos em folha para receber o novo ano que vai nascer.
Fonte:V.M.Weor




   ATÉ 2014 COM MUITA PAZ!