sexta-feira, 10 de novembro de 2017

FALAR EM PÚBLICO

                              ESSE BLOG É BEM TEMPERADO




AINDA COMENTANDO  SOBRE A ARTE DE
                          FALAR EM PÚBLICO
        É ISSO AI, O LEITOR PEDE A GENTE FAZ.
Como em tudo na vida,o medo é o nosso pior companheiro quando enfrentamos um auditório.Sei que é difícil,mas,procure agir com serenidade.Pense que,quem se dispõe a assistir uma palestra, vem em busca de diversão e informação.O público chega descansado,relaxado ,cheio de boa vontade e de expectativas favoráveis a você.
Dê-lhes o que pedem ;chegue  relaxado você também,exiba um belo sorriso,cumprimente o público e,sobretudo,mostre bom humor.
Uma vez comecei uma palestra sobre um tema tenso ,olhando para o público e falando:
-Desculpem,não devo falar muito por causa da minha garganta.
Uma senhora ,compassiva,perguntou:
-A senhora está com dor de garganta?
E ,eu:
-Não,é que na palestra anterior ameaçaram cortá-la.
Pronto, depois da expectativa o público todo caiu na risada. Funcionou.Começar com uma boa estória,um causo,também é muito eficaz.Se usar citações cite a fonte;eu,particularmente não gosto muito de usar citações;a palestra passa a ser “deles”,os citadores,não minha e acaba se transformando numa colcha de retalhos,como aconteceu com uma palestra que ouvi na B.P. ,da Bahia.A moça citou tanta gente que sai de lá perguntando aos meus botões qual seria,na realidade ,o pensamento dela.Há pessoas que nos dão a impressão de que sabem mais do que podem.E,muitas vezes tanto conhecimento empurrado goela abaixo oprime o espectador.
Cuidado com a autocrítica ,pois,as pessoas sempre tendem a nos avaliar  pelo lado negativo,portanto,não  dê munição ao inimigo. Preste  atenção também nas” bruxas – madrinhas e nos bruxos – padrinhos.”São aqueles colegas,amigos ou parentes que costumam ,ás vezes,deixar o palestrante numa bela saia justa.Eles existem e atuam,não estou inventando nada.
Uma regra importante é não se desviar do tema.Cultive a objetividade,dê um colorido ás suas falas e procure encerrar no auge,como fazem as grandes atrizes.
Antes de dar a palestra por encerrada recapitule os pontos mais importantes, cabendo até um curto resumo do que foi tratado.
Não deixe,se houver tempo,de incentivar as perguntas e responder a todas.
Por fim,três regrinhas de ouro para você se orientar:
1-Controle o medo para que o público não perceba.
2-Observe a postura:pés próximos,cabeça erguida,olhando as pessoas  de um jeito franco e encantador , mãos á altura da cintura.Não é preciso agradar a todos – ninguém consegue – apenas siga o seu objetivo e dê conta do recado.
3-Desperte a atenção das pessoas,faça perguntas,interaja com a plateia.Diga algo que cause impacto e desperte o interesse;se descobrir alguém desinteressado,fixe-se nele,puxe um assunto,traga-o para a arena.

E,acima de tudo,seja natural!
CHEGOU! 
O NOVO LIVRO DE ANGELO ROMERO,"O MAR DO SERTÃO"

Um romance duro,forte,ás vezes suave com gosto de pitanga,ás vezes lembrando o cipó caboclo o livro de Ângelo Romero  nos remete a um sertão – tão –tão  que vive latente em nós embora seja passado ,um passado de lutas,vinganças e disputas  mas que revela o ser humano rústico,estoico ,e com valores morais e de justiça que estão escondidos no fundo da alma sertaneja  e refletido nos rostos tão endurecidos e crestados como a terra que habitam.
Como queria Mestre Graciliano a palavra não foi feita para ornar,enfeitar  ou polir,mas,feita para ser dita  ciente da sua força.
Conhecendo alguma coisa do obra do Romero  e,se ,infelizmente esses livros que escreveu  por algum motivo precisassem de ser salvos  e só se pudesse salvar  um eu não hesitaria salvaria esse. Vamos deixar que o leitor descubra a força desta obra.
Miriam de Sales,escritora e editora




PEÇA O SEU!
miriamdesales@gmail.com

Angelo Romero, de Petrópolis,cronista,escritor,produtor cultural .



ILUSTRAÇÕES DE ÂNGELO ROBERTO


BOM HUMOR





Nenhum comentário:

Postar um comentário